Pular para o conteúdo principal

Conheça as 5 doenças de pele mais comuns

Melasma, dermatite seborreica, rosácea, alopecia areata e disidrose. Essas são as doenças de pele mais comuns, conheça agora e saiba como tratar:

Alopecia Areata - uma das doenças mais comuns.

Melasma

A doença é conhecida por manchas escuras na pele, que aparecem no rosto, braços e colo, principalmente de mulheres entre os 20 e 50 anos. As manchas são benignas e não trazem riscos para a saúde. 
Causas: Os principais contribuintes para a ocorrência dessa doença são: Exposição da pele ao sol sem filtro solar, desequilibrios hormonais, anticoncepcionais, ou até mesmo pré disposição genética.
Tratamento: Para tratar essa doença, é necessário a utilização contínua de filtro solar com no mínimo fator 30. 

Dermatite seborreica

Esta inflamação crônica afeta as áreas com grande número de glândulas sebáceas. A dermatite seborreica causa coceira, manchas avermelhadas e descamação da pele no couro cabeludo, sobrancelhas, barba ou tórax masculino. 
Causas: Dermatite Seborreica é uma doença crônica, e seus sintomas pioram quando há tempo frio e ar seco, fadiga, estresse, ingestão de alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e banhos quentes.
Tratamento: não há cura para essa doença. Porém, seus sintomas podem ser atenuados com o uso de xampu anticaspa e cremes feitos a base de corticoides.

Rosácea

Em seu estágio inicial, a Rosácea é confundida com queimaduras solares, porém a vermelhidão em volta da pele não some, pelo contrario, ela permanece na pele, e junto com ela vem o inchaço, irritação, secura ocular, acne, e pele mais grossa na região do nariz, bochecha, testa e queixo.
Causas: Alimentos ou bebidas quentes, bebidas alcoólicas, banhos quentes, doenças gastrointestinais, estresse, hipertensão, raiva, temperaturas extremas, uso de coricosteroides, vasodilatadores, e vergonha.
Tratamento: Uso de protetor solar, evitar o consumo de vasodilatadores, e uso de produtos como ácido azelaico, metronidazol, e peróxido de benzoila.

Alopecia Areata

A principal características dessa doença é a queda de cabelo ou pelos em áreas redondas ou ovais do couro cabeludo e outras partes do corpo. O cabelo nascerá de novo, porém dessa vez branco, mas um tempo depois o mesmo volta para sua cor normal. Outras doenças podem estar associadas a Alopecia Areata como o vitiligo ou doenças na tireoide.
Causa: Ainda não se conheçe muito sobre a Alopecia Areata, mas sabe-se que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, ocasionando assim a perda de pelos ao redor do corpo. Além disso, também sabe-se que um dos fatores contribuintes para o surgimento dessa doença é o estresse.

Tratamento: Uso de Minoxidil, injeções de cortisona, entre outros.

Disidrose

A disidrose é uma inflamação presente na pele, a qual gera várias bolhas, que ao serem estouradas deixa a pele mais grossa que o normal.
Causas: Tendência hereditária, contato com metais, mudanças bruscas de temperatura, etc.
Tratamento: Reduzir o estresse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRIAS - O que são? Como tratar?

Caso grave de estrias na região do abdômen. Estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento. Tipos de estrias Existem dois tipos de estrias: as estrias recentes e estrias antigas. Quando são recentes são de cor rósea ou púrpura, já as antigas ficam esbranquiçadas. As estrias róseas ou arroxeadas são recentes, podem apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local; já as brancas como são mais antigas, já ocorreu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas, e não há inflamação envolvida. Em pessoas de pele morena ou negra as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura do que seu (o) tom de pele. Causas As estrias normalmente se formam quando há estiramen...