Melasma, dermatite seborreica, rosácea, alopecia areata e disidrose. Essas são as doenças de pele mais comuns, conheça agora e saiba como tratar:
Alopecia Areata - uma das doenças mais comuns. |
Melasma
A doença é conhecida por manchas escuras na pele, que aparecem no rosto, braços e colo, principalmente de mulheres entre os 20 e 50 anos. As manchas são benignas e não trazem riscos para a saúde.
Causas: Os principais contribuintes para a ocorrência dessa doença são: Exposição da pele ao sol sem filtro solar, desequilibrios hormonais, anticoncepcionais, ou até mesmo pré disposição genética.
Tratamento: Para tratar essa doença, é necessário a utilização contínua de filtro solar com no mínimo fator 30.
Dermatite seborreica
Esta inflamação crônica afeta as áreas com grande número de glândulas sebáceas. A dermatite seborreica causa coceira, manchas avermelhadas e descamação da pele no couro cabeludo, sobrancelhas, barba ou tórax masculino.
Causas: Dermatite Seborreica é uma doença crônica, e seus sintomas pioram quando há tempo frio e ar seco, fadiga, estresse, ingestão de alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e banhos quentes.
Tratamento: não há cura para essa doença. Porém, seus sintomas podem ser atenuados com o uso de xampu anticaspa e cremes feitos a base de corticoides.
Rosácea
Em seu estágio inicial, a Rosácea é confundida com queimaduras solares, porém a vermelhidão em volta da pele não some, pelo contrario, ela permanece na pele, e junto com ela vem o inchaço, irritação, secura ocular, acne, e pele mais grossa na região do nariz, bochecha, testa e queixo.
Causas: Alimentos ou bebidas quentes, bebidas alcoólicas, banhos quentes, doenças gastrointestinais, estresse, hipertensão, raiva, temperaturas extremas, uso de coricosteroides, vasodilatadores, e vergonha.
Tratamento: Uso de protetor solar, evitar o consumo de vasodilatadores, e uso de produtos como ácido azelaico, metronidazol, e peróxido de benzoila.
Alopecia Areata
A principal características dessa doença é a queda de cabelo ou pelos em áreas redondas ou ovais do couro cabeludo e outras partes do corpo. O cabelo nascerá de novo, porém dessa vez branco, mas um tempo depois o mesmo volta para sua cor normal. Outras doenças podem estar associadas a Alopecia Areata como o vitiligo ou doenças na tireoide.
Causa: Ainda não se conheçe muito sobre a Alopecia Areata, mas sabe-se que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, ocasionando assim a perda de pelos ao redor do corpo. Além disso, também sabe-se que um dos fatores contribuintes para o surgimento dessa doença é o estresse.
Tratamento: Uso de Minoxidil, injeções de cortisona, entre outros.
Tratamento: Uso de Minoxidil, injeções de cortisona, entre outros.
Disidrose
A disidrose é uma inflamação presente na pele, a qual gera várias bolhas, que ao serem estouradas deixa a pele mais grossa que o normal.
Causas: Tendência hereditária, contato com metais, mudanças bruscas de temperatura, etc.
Tratamento: Reduzir o estresse.
Comentários
Postar um comentário