Pular para o conteúdo principal

ESTRIAS - O que são? Como tratar?

Caso grave de estrias na região do abdômen.

Estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.

Tipos de estrias


Existem dois tipos de estrias: as estrias recentes e estrias antigas. Quando são recentes são de cor rósea ou púrpura, já as antigas ficam esbranquiçadas.
As estrias róseas ou arroxeadas são recentes, podem apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local; já as brancas como são mais antigas, já ocorreu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas, e não há inflamação envolvida. Em pessoas de pele morena ou negra as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura do que seu (o) tom de pele.
Causas
As estrias normalmente se formam quando há estiramento da pele, que no geral é causado por um aumento do volume corpóreo. Esse aumento pode ocorrer por causa de gravidez, aumento de peso, colocação de prótese mamária, uso de anabolizantes, ou por fatores hormonais como o uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais. O uso prolongado de tratamentos com corticoides também podem desencadear estrias no corpo. Fatores genéticos também podem estar envolvidos.
Tratamentos
A eficácia do tratamento irá depender da fase em que a estria está, o local em que a estria se encontra e sua espessura. É importante lembrar que não há cura total, mas há significativa melhora em sua aparência. A genética do paciente, a raça, a idade e a produção de colágeno individual são fatores que também influenciam no sucesso do tratamento.
Além disso, quanto mais cedo iniciar-se o tratamento, maiores as chances de que os resultados sejam positivos. Há vários tipos de tratamento, desde cremes tópicos, aplicação de ácidos, laser e peeling. O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e prescrever os tratamentos, ele irá avaliar qual ou quais os tratamentos irão lhe trazer melhores resultados. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar filtro solar da forma correta?

Protetor Solar com FPS 70. Nós vivemos em um país tropical, onde há uma grande predominância de tempo ensolarado o ano inteiro, e não é novidade para nenhum de nós que se ficarmos expostos durante muito tempo ao sol, nossa pele sofrerá lesões graves, ou em casos extremos desenvolveremos cancer de pele. Para cumprir o papel de proteger a nossa pele, temos no mercado hoje em dia vários protetores solares diferentes, mas será que você sabe usar? Pois caso você não saiba, fique tranquilo! Hoje nosso artigo tratará de como utilizar filtro solar corretamente! 1) Escolha bem a textura do seu filtro solar Creme, gel, spray, sérum, com maquiagem e até mousse, existem diversas apresentações do protetor solar. Para poder escolher corretamente, primeiro você precisa levar em consideração o tipo de pele, exemplo: Não é recomendável o uso de protetores solares em forma de óleo em peles oleosas, nesse caso é recomendável a utilização de gel ou sérum. Já as pessoas que possuem pele s...